Miniatura do blog sobre a copa...

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Criando Web Services

Está sendo bastante falado sobre Web Services, ou seja, os serviços estarão disponíveis na Web e a tarefa de programar será a de integrar esses serviços. Essas "peças soltas" demonstrarão apenas suas interfaces, ou seja, os formatos de entradas e saídas, ficando a parte do processamento completamente encapsulada. O funcionamento básico de um Web Service pode ser visto na seguinte figura:


Fonte: http://imasters.uol.com.br

A figura muito bem explicita a troca de mensagens que é feita entre servidor e cliente. Tudo é feito na base de requisições e respostas. Uma explicação plausível no momento é a seguinte:

WSDL: Sigla para "Web Services Description Language". É uma interface que define os métodos pertencentes ao serviço. Não é necessária na programação, é apenas para especificar o "contrato" que o cliente deverá cumprir para utilizar o serviço.

Existem aplicações como o AXIS para servidores Tomcat que permitem criar Web Services de maneira bem simples. Acesse http://imasters.uol.com.br/artigo/1863/java/web_services_in_java/ e veja um exemplo bastante simples porém altamente didático de criação de um Web Service.

Nenhum comentário:

Postar um comentário