Miniatura do blog sobre a copa...

segunda-feira, 10 de maio de 2010

A origem da linguagem Java

A origem da linguagem Java: linguagem de programação originalmente desenvolvida por James Gosling da Sun Microsystems (atualmente subsidiária da Oracle Corporation) e lançada em 1995. A linguagem deriva a sintaxe de C e C++ mas com um modelo de objetos mais simples e poucas facilidades de baixo nível. As aplicações Java são tipicamente compiladas em bytecode (arquivo de classe) que pode rodar em qualquer Máquina Virtual Java (JVM) independente da arquitetura do computador. Java é uma linguagem de propósito geral, concorrente, baseada em classes, orientada a objetos e especialmente projetada para ter o menor número de dependências de implementação possível. Permite que os desenvolvedores escrevam apenas uma vez seus programas e o rode em qualquer plataforma de computação, desde que ela possua uma máquina virtual implementada. É considerada por muitos como a linguagem mais influente do século XX e é grandemente utilizada em aplicações web.

A implementação original dos compiladores Java, máquinas virtuais e bibliotecas de classe foram desenvolvidas pela Sun em 1995. Em maio de 2007 a Sun licenciou muito de sua tecnologia sob a licença GNU. Outras pessoas chegaram a desenvolver ferramentas alternativas como compilador java GNU e o GNU Classpath.
James Gosling iniciou o projeto da linguagem Java em junho de 1991 para uso em alguns de seus projetos na Sun. A linguagem, inicialmente chamada de Oak, depois oak tree, tornou-se depois Green e terminou por ser conhecida por Java. Gosling teve por objetivo implementar uma máquina virtual e uma linguagem que tivesse um estilo de notação semelhante ao C/C++.A linguagem foi lançada comercialmente pela Sun em 1995 e veio com a promessa de Write Once, Run Anywhere (WORA), com máquina virtual e biblioteca Java gratuitas.

Princípios da linguagem:

Existem cinco princípios básicos focados na criação da linguagem Java:

Deve ser simples, orientada a objetos e familiar;
Deve ser robusta e segura;
Deve ser portável e rodar sob qualquer arquitetura;
Deve provê execução dos programas com alta performance;
Deve ser interpretada, voltada para threads e dinâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário