Miniatura do blog sobre a copa...

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Uso de software social nas Organizações

TAREFA A



Pizzaria Boa Pizza 0.0
Centro de Custo
O dono da pizzaria envolvido diretamente com sua administração, com uma grande quantidade de funcionários.

A hierarquia baseada na estrutura: proprietário, gerente de vendas, funcionários de vendas, gerente de operações, pizzaiolos, garçons, gerente de pessoal, depto pessoal.

O nível hierárquico nunca é quebrado.

O poder flui do topo para baixo.

Não existe otimização na produção, todos cumprem sua jornada sem se importar com produtividade.

O controle do negócio de pizzas é interno e tudo se decide dentro da empresa, o mercado externo é pouco avaliado.

Pouca variedade de pizzas. Muitas vezes adotam-se receitas de família. Modus operandus tradicional.

Existe um pequeno controle informatizado: o computador que fica na sala do proprietário. Sistema único e isolado.






Pizzaria Boa Pizza 1.0
Cadeia de Valores de Negócios
O dono delega a função de fiscalização da loja ao gerente geral.

Organograma agora tem o seguinte formato: gerente geral, sub-gerente de operações, pizzaolos, vendedores, garçons.

As entregas agora são feitas utilizando-se motoboys e existe um atendimento telefônico para anotar os pedidos remotos.

O clientes agora podem interferir no cardápio da pizzaria, sugerindo novas pizzas e até postando receitas.

A cozinha agora tem pizzaolos especialistas em alguns tipos especiais de pizzas, também cozinheiros especializados em outros tipos de massa italiana.

Redução de custo com a utilização de estrutura hierárquica menor, bem como com otimização no uso de insumos.

O pessoal operacional agora se integra mais; são feitas reuniões conjuntas onde os objetivos da empresa são expostos e opiniões são colhidas dos empregados.

Serviços de depto pessoal terceirizados.

Foi montada uma rede de computadores na empresa onde existe interligação entre os computadores do setor de vendas, com a gerência e até da cozinha os cozinheiros podem ver a lista de pedidos mostrada num monitor devidamente instalado. Os garçons acompanham o fluxo desta lista de pedidos direcionados às mesas e dão as baixas.

Já existe um site da pizzaria para divulgá-la e o proprietário, de casa, acompanha o faturamento a partir de uma área restrita desse site.





Pizzaria Boa Pizza 2.0
Novos Modelos de Negócio
Agora a Pizzaria Boa Pizza tem uma comunidade no Orkut, onde seus pizzaolos dão sugestões de pizzas e acompanhamentos, os clientes se encontram para trocar experiências gastronômicas e sugerirem até mesmo novos pratos.

Novos serviços são propostos e votados por enquete pelos clientes e funcionários. Em seguida são simulados na própria comunidade de forma virtual e, depois de serem aprovados, implementados como plano piloto na pizzaria. Encontros são marcados entre vários clientes para degustarem as novas iguarias e experienciarem os novos serviços sugeridos.

Na própria comunidade existem espaços jogos on-line do tipo, seja um pizzaolo, não deixe a pizza ficar fora de controle e demais sugestões feitas pela comunidade.

Existe um blog especial onde cada cliente cadastrado na comunidade pode escrever a respeito de pizzas, pratos italianos, acompanhamentos, cobrindo desde receitas a história de origem.

Existe também, dentro da filosofia de descubra seu talento culinário, a escolha da receita do mês, degustada por clientes em vários encontros na pizzaria ou entregues em suas casas.

Webservices foram implementados ou contratados, bem como vários widgets idealizados que trazem aos sites dos parceiros e clientes informações históricas e gastronômicas, que podem ser colocadas utilizando-se mashup em seus blogs e sites particulares.

O proprietário de onde estiver controla com flexibilidade o gerenciamento do negócio e se comunica com seus clientes pela comunidade e através de seu blog.

Vários eventos são organizados como rallyes, jogos, acampamentos, etc promovidos e patrocinados pela Pizzaria Boa Pizza.


TAREFA B

Nenhum comentário:

Postar um comentário