Miniatura do blog sobre a copa...

segunda-feira, 10 de maio de 2010

O que a tecnologia Java pode fazer


Java é uma linguagem de alto nível estruturada em cima de uma poderosa plataforma. Cada implementação Java tem as seguintes características:

  • Ferramentas de desenvolvimento: existem ferramentas com tudo o que é necessário. Você pode compilar, rodar, monitorar, debugar e documentar seu programa. Como desenvolvedor iniciante você tenderá a usar javac compiler, java launcher e javadoc como ferramenta de documentação.
  • API (Interface de Programação da Aplicação): provê as funcionalidades da linguagem. Oferece uma variedade de classes úteis prontas para uso em sua própria aplicação. A aplicabilidade vai desde objetos básicos, passando por rede e segurança, geração de xml, acesso a banco de dados, etc. O núcleo da API é muito extenso e você poderá consultar as funcionalidades no endereço Java SE Development Kit 6 (JDKTM 6) documentation.

  • Tecnologias de deploy: O software JDK provê mecanismos padrão tais como Java Web Start e Java Plug-In software para publicar suas aplicações para os usuários finais.

  • Kit de ferramentas de interface com usuário: através do Swing e Java 2D toolkits é possível criar interfaces gráficas para o usuário (GUIs).

  • Integração de bibliotecas: a integração de bibliotecas tais como Java IDL API, JDBCTM API, Java Naming and Directory InterfaceTM ("J.N.D.I.") API, Java RMI e Java Remote Method Invocation em cima de Internet Inter-ORB Protocol Technology (Java RMI-IIOP Technology) permite acesso ao banco de dados e manipulação de objetos remotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário